Parábola do Servo Impiedoso

Referências bíblicas: Mt 18:21-35

Parábola

Jesus contou a história de um rei que decidiu acertar as contas com seus servos. Trouxeram à sua presença um deles que devia uma quantia tão alta que seria impossível pagar durante toda a vida.

Diante daquela dívida impagável, o rei decidiu que ele, sua família e seus bens seriam vendidos para tentar quitar parte do valor. Desesperado, o servo se prostrou e pediu paciência, prometendo que daria um jeito de pagar.

Movido por compaixão, o rei fez algo ainda maior: perdoou toda a dívida e o deixou livre. O servo saiu dali sem dever mais nada.

Pouco tempo depois, esse mesmo servo encontrou um colega que lhe devia uma quantia pequena, muito menor do que ele havia sido perdoado. Em vez de agir com misericórdia, agarrou o homem pelo pescoço e exigiu pagamento imediato.

O colega pediu paciência e prometeu pagar, mas o servo impiedoso não quis saber. Mandou jogá-lo na prisão até que pagasse tudo.

Ao ver essa cena, outros servos ficaram indignados e contaram tudo ao rei. Então o rei mandou chamar o servo que havia sido perdoado e o confrontou, dizendo que, assim como ele recebera misericórdia, deveria ter agido com misericórdia com o outro. Por ter sido impiedoso, perdeu o perdão que havia recebido e foi entregue para ser castigado.

Significado da Parábola

A parábola do servo impiedoso mostra a seriedade do perdão. Deus nos perdoa de uma dívida espiritual incalculável, e, por isso, espera que também perdoemos aqueles que falham contra nós.

O servo perdoado, mas sem disposição de perdoar, representa quem quer receber graça, mas não quer estendê-la aos outros. Ele esquece rapidamente o que recebeu.

Jesus ensina que o perdão que damos ao próximo revela o quanto entendemos o perdão de Deus. A vida cristã não combina com um coração endurecido e vingativo. A parábola nos chama a lembrar constantemente da misericórdia que recebemos e a deixar que ela transforme nossa forma de tratar as pessoas.

Resumo

Perdoado de grande dívida, um servo não perdoa ao próximo. Deus chama seus filhos ao perdão ilimitado.

Mensagem principal

Fidelidade e responsabilidade com o que Deus confiou a cada um.

Aplicação prática